Como dar vida nova aos cabelos encaracolados que estão ressecados ou danificados?

Existem tantos tipos de cabelos quanto há pessoas nesse planeta. Para quem tem cabelos encaracolados, cuidar dos cachos é sempre um desafio. São milhares de produtos capilares que prometem o mundo, mas muitas vezes os resultados são aquém das promessas.

Então aqui estão sete dicas para transformar cachos desalinhados em lindos penteados.

1. Hidratar: Hidratação é primordial, uma vez que esse tipo de fio tende a concentrar a oleosidade no couro cabeludo, que impede que ela seja transportada pelo comprimento até as pontas. Isso causa o ressecamento que dificulta a formação dos cachos, deixa os fios opacos e sem vida e, em casos mais severos, gera fragilidade e quebras.

2. Rotina Capilar: Primeiro, certifique-se de que o shampoo que você usa é um shampoo hidratante, pois ele vai adicionar a hidratação necessária para o cabelo naturalmente encaracolado ou crespo. Em seguida, use uma máscara capilar, ou um tratamento intensivo, que irá reconstruir o cabelo danificado e, para terminar, use um condicionador leave-in ou creme para pentear. A combinação certa de produtos hidratantes vai domar o frizz e transformar o cabelo, deixando-o macio ao toque.

3. Lavagem: Um dos maiores erros que as pessoas com cabelos cacheados ou crespos podem fazer, é lavar os cabelos diariamente. O cuidado desse tipo de cabelo é uma arte, uma ciência, mas a regra geral é, dependendo do seu estilo de vida, lavar com shampoo no máximo duas ou três vezes por semana. Para manter o cabelo (fresco) entre as lavagens, enxágue com água morna e aplique um Condicionador Leave-in Spray.

4. Condicionar: Se você acordou com os cachos murchos e indefinidos, use um Condicionador Leave-in Spray e amasse as madeixas novamente. Os cachos ficam perfeitos, como se o cabelo tivesse sido recém-lavado!

5. Finalizadores: Se os seus cachos são super crespos e com frizz, com certeza você está usando produtos de finalização que estão desidratando as madeixas. A maioria das mousses, sprays de cabelo e fixadores retiram a umidade do fio, o que é essencial para manter os cabelos maleáveis e saudáveis. Sempre trate seu cabelo com carinho, usando finalizadores hidratantes e que contenham ingredientes de alta qualidade e óleos naturais.

6. Secadores: Evite os secadores, a menos que você queira que seu cabelo naturalmente encaracolado se transforme num ninho cheio de frizz. Secadores podem danificar os fios e retirar seus óleos naturais, além dos ativos condicionantes que você aplica através do processo de condicionamento e hidratação. Para manter seus cachos naturais sempre lindos, deixe-os secar ao natural.

7. Pentear e escovar: Cabelos crespos e cacheados supervolumosos deixam qualquer visual poderoso. Mas, para conseguirmos o resultado bonito é preciso muita dedicação e cuidados especiais, principalmente na hora de pentear: Nunca penteie-os quando estiverem secos, a não ser que seja apenas aquela ajeitadinha com as mãos, mas, mesmo assim só por cima – nada de passar os dedos entre os fios, desmanchando os cachos! Use sempre pentes de dentes largos, pois assim, os fios não esticam tanto e as chances de os cachos se formarem mais facilmente quando eles secarem é maior.

Naturalmente os cabelos cacheados e crespos são lindos, e é perfeitamente possível exibir os cachos modelados, bem definidos e cheios de movimento. Basta ter um pouco de dedicação e carinho com eles, e lembrar-se de que os produtos que você usar pode significar a diferença entre cachos luxuosos e cabelos embaraçados.

Use os produtos certos, ame e assuma seus cabelos naturais!

 

Por Ramona Azcona | Senior Hair Stylist at Stephen Knoll Salon.

Leia mais

Comentários

Ramona Azcona, Senior Hair Stylist at Stephen Knoll Salon

Leia mais